category: 279
category: 37
category: 67
category: 300
category: 84
Cidade de Niterói ganha primeira escola pública de matemática do país - Site do bairro do Fonseca

Cidade de Niterói ganha primeira escola pública de matemática do país

Neves recebeu Wilson Risolia ao lado de várias autoridades de Niterói. Foto: Divulgação / Luciana Carneiro
Cidade de Niterói ganha primeira escola pública de matemática do país

Rodrigo Neves fez o anúncio durante encontro com o secretário estadual de Educação. Área de antiga escola no Engenho do Mato e Ciep no Fonseca, serão cedidos ao município

A cidade de Niterói será a primeira do Brasil a ter uma unidade pública de ensino destinada exclusivamente à matemática. O anúncio foi feito ontem pelo prefeito Rodrigo Neves e pelo secretário estadual de Educação, Wilson Risolia. Além da escola de ciências exatas, foram definidas outras duas ações: a cessão, em definitivo, pelo estado ao município, da área da antiga Escola Estadual Fagundes Varela, no Engenho do Mato e a cessão, também em caráter definitivo, do Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca, para a Prefeitura.

“Niterói será a primeira cidade a ter essa escola de matemática numa parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A Casa da Princesa, que foi totalmente restaurada com investimentos de mais de R$ 20 milhões do governo do estado, vai receber essa escola de ciências exatas e terá, ainda, atividades para idosos nos fins de semana”, revelou o prefeito, indicando que as atividades para a terceira idade já devem começar em agosto deste ano.

Na área da Fagundes Varela será construída uma unidade de ensino fundamental pelo município. A previsão é publicar o edital da obra até o próximo dia 15 de junho e iniciar a construção da unidade até o fim deste ano.

No caso do Ciep Anísio Teixeira, hoje funcionando apenas como arquivo da Secretaria Estadual de Educação, o acordo entre município e estado prevê a disponibilização pela Prefeitura de um prédio para abrigar os documentos estaduais, liberando, assim, as instalações da escola. Após a municipalização, a Prefeitura vai implantar na unidade um projeto voltado para jovens, com educação, oficinas de arte, cultura e ciência e tecnologia.  

Rodrigo Neves agradeceu, ainda, ao secretário, a cessão do Ciep do Caramujo, onde funciona, desde o início do ano uma escola municipal de ensino fundamental e do Ciep Jaci Pacheco, no Buraco do Boi, que permaneceu abandonado por vários anos e que, agora, receberá uma reforma completa e se transformará numa unidade infantil, a primeira daquela região e que deverá estar pronta neste segundo semestre.

Risolia explicou a importância da implantação da escola de ciências exatas e revelou que a unidade é inspirada num modelo sul-coreano, que apresenta excelentes resultados nesta área.

“Estamos muito próximos de realizar um sonho que é implantar a primeira escola de ciências exatas do país de ensino médio integrado do Brasil e bilíngue, com ensino de inglês. Isso será feito nesta cidade”, ressalta Risolia. 



Fonte: http://jornal.ofluminense.com.br