category: 37
category: 84
Detran Presente perto de Niterói e São Gonçalo - Site do bairro do Fonseca

Detran Presente perto de Niterói e São Gonçalo

detran1-165044
Detran Presente perto de Niterói e São Gonçalo

Emissão de carteiras de identidade é um dos serviços mais procurados

As cidades de Niterói e São Gonçalo vão receber a partir do dia 30 de setembro e 9 de dezembro, respectivamente, o Detran Presente, mutirão de serviços que percorre diferentes cidades do Estado com o objetivo de diminuir as demandas do cidadão. O programa chega em boa hora, visto que a população vem encontrando dificuldade para agendar emissão de documentos, como a identificação civil, ainda mais após o fim dos postos Rio Poupa Tempo, que “desafogavam”. De acordo com o departamento, diariamente são disponibilizadas 420 vagas entre as duas cidades.

“Niterói e São Gonçalo são duas cidades muito importantes e estratégicas do Rio de Janeiro. Sabemos que os cidadãos destes municípios estão tendo dificuldades para agendar os serviços do Detran. Por causa da alta demanda reprimida, vamos levar o Detran Presente até esta região. Serão mais de 150 funcionários à disposição da população num único dia e em um único local. Queremos minimizar os transtornos e levar serviços de qualidade. Queremos construir um novo modelo do Detran mais próximo e a serviço de todos”, destaca Vinicius Farah, presidente do Detran-RJ.

O Detran Presente começou a ser realizado em maio, e já passou por oito cidades, em 10 edições: Petrópolis, Saquarema, Duque de Caxias, Três Rios, Cabo Frio, Vassouras, Rio de Janeiro (São Cristóvão e Complexo da Maré) e Queimados. Já foram realizados 21.484 atendimentos.

Um dos serviços mais procurados é o de emissão de primeira e segunda via de carteiras de identidades. Nas 10 primeiras edições, já foram emitidas 3.507 carteiras de identidade. Outro atendimento com grande procura é a vistoria de veículos. Já foram realizadas 2.897 vistorias até o momento.

Durante o Detran Presente, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. A lista completa dos serviços oferecidos está no www.detran.rj.gov.br.
Além do Detran Presente, o Detran-RJ também vai ampliar o número de atendimento do serviços de identificação civil. 

“Vamos dobrar o número de atendimentos diários. Hoje, temos 420 vagas todos os dias nos três postos localizados em Niterói e São Gonçalo. Vamos fazer todos os esforços para dobrar este número antes mesmo da chegada do Detran Presente”, destaca Vinicius Farah.

Atualmente, a região conta com três postos do Detran para a realização de identificação civil. Em Niterói, o posto fica no Fonseca, enquanto em São Gonçalo há dois postos: um em Neves e outro no Rocha.

Problemas – As dificuldades para agendamento de serviços como a emissão de carteira de identidade se arrastam há cerca de um ano. O Detran alega que, diariamente, são abertas 240 vagas para o posto de Niterói; 120 vagas para o posto do Rocha e 60 vagas para o posto de Neves. As queixas da população, contudo, parecem se multiplicar.
O Detran informa que as vagas para os serviços de identificação civil são abertas diariamente, a partir das 7h da manhã, para todos os postos do Estado. É normal que as vagas de alguns postos se esgotem antes que as de outros. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br