category: 37
category: 84
Direitos do idoso - Site do bairro do Fonseca

Direitos do idoso

Direitos do idoso

Foi criado em Niterói, na semana passada, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, que tem, entre outras missões, elaborar, regulamentar e fiscalizar ações voltadas para a terceira idade. Atualmente, cidade tem cerca de 85 mil pessoas com mais de 60 anos, o que corresponde a 17% da população. A expectativa é que nos próximos 20 anos esse percentual chegue a 25% dos niteroienses. 

É bom que a cidade se prepare para esse impacto no cenário urbano. O avanço da idade exige alguns cuidados que podem ser menos custosos se forem feitos com antecedência. A preparação da saúde, por exemplo. Com cuidados para prevenir doenças, as pessoas podem envelhecer em melhores condições físicas e emocionais. 

O envelhecimento é o preço do progresso. Com uma vida melhor, a tendência é que se viva cada vez mais e para isso é preciso se planejar. E não é difícil começar. Vários projetos são oferecidos por toda a cidade proporcionando benefícios aos idosos. 

Além de programas de ginástica da Terceira Idade, como o Projeto Gugu Bittencourt, há 25 pontos em praças e espaços públicos com equipamentos para exercícios, como ocorre no Campo de São Bento, na orla de Piratininga, na Praça do Rink e no Horto do Fonseca. 

Nas policlínicas regionais, há atividades gratuitas destinadas a maiores de 65 anos, além de áreas de convivência e socialização. 

Há muito o que fazer, muito o que criar, ou seja: não faltam desafios para o Conselho superar.

Fonte: http://www.ofluminense.com.br