category: 37
category: 68
category: 84
Grafite vai colorir pontos de ônibus da Alameda São Boaventura - Site do bairro do Fonseca

Grafite vai colorir pontos de ônibus da Alameda São Boaventura

Grafiteiros esbanjaram criatividade e talento, neste sábado, em evento no Teatro Popular, no Centro de Niterói. Foto: Maurício Gil
Grafite vai colorir pontos de ônibus da Alameda São Boaventura

Neste sábado, treze artistas deixaram sua criatividade nas chapas de aço que irão compor os pontos de ônibus. Evento Expresso Urbano também teve apresentação de bandas

Apesar do tempo frio deste sábado, o clima esquentou no Teatro Popular Oscar Niemeyer com o evento Expresso Urbano, realizado pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Conservação em parceria com a Fundação de Arte de Niterói.

 

Enquanto grafiteiros despejavam criatividade nas chapas de aço, que irão compor os pontos de ônibus da Alameda São Boaventura, no Fonseca, bandas de rock e hip hop comandavam a trilha sonora para inspirar os artistas e o público que, mesmo debaixo de chuva, marcou presença.

“A ideia é transformar o corredor rodoviário em uma exposição a céu aberto com obras de artistas visuais renomados. Queremos através desta iniciativa romper com o conceito de que arte é aquela enclausurada num museu”, explicou o superintendente da Fundação de Artes de Niterói e idealizador do evento, Victor De Wolf.

Artistas - Na ocasião, 13 placas foram grafitadas por nomes que foram selecionados pelos organizadores. Os artistas receberam as tintas e mais mil reais pelo trabalho. 

A design e artista plástica Andrea Paula, já conhecida por suas figuras de sereias e mulheres que estampam os muros da cidade, foi convidada para deixar sua marca nos pontos que serão reformados. Reconhecida pela sutileza de suas imagens, ela revela que sua pintura nunca tem uma proposta prévia fechada.

“Gosto de deixar fluir de acordo com o que o ambiente urbano e as circunstâncias pedem. Nesse caso, surgiu o olho, que é um elemento que sempre surge para mim. O que é legal de ter este suporte na rua é que vai ser passível da interpretação de quem está ali parado e de quem vai passar rapidamente pelo local. Todos interagindo com a sua obra e isso é muito gratificante”, contou.  

Presidente da Comissão de Cultura e Comunicação da Câmara de Niterói e autor da lei que autoriza o grafite em espaços públicos da cidade, o vereador Leonardo Giordano esteve presente no evento. 

Recuperação – Para o parlamentar, oportunizar a grafitagem livre nos espaços públicos da cidade é uma forma de recuperar áreas degradadas e legitimar a expressão como uma linguagem artística de fato. 

“A lei estimula a arte urbana, disponibilizando inclusive uma lista anual de áreas convenientes para o grafite. É avançada à medida que autoriza a ocupação desta arte em tapumes de obras públicas, viadutos e demais áreas convenientes”, explica Giordano. O “Expresso Urbano” contará ainda com uma segunda edição, onde serão disponibilizadas mais nove chapas de aço para os grafiteiros. 

A data será divulgada posteriormente e a seleção dos nomes que darão novos ares ao mobiliário urbano acontecerá no mesmo dia da realização do evento. Quem quiser se habilitar, é só chegar com algumas horas de antecedência. 



Fonte: http://ofluminense.com.br