category: 86
category: 279
category: 263
category: 37
category: 67
category: 84
Prefeitura inaugura nova Umei no bairro do Barreto - Site do bairro do Fonseca

Prefeitura inaugura nova Umei no bairro do Barreto

O prefeito Rodrigo Neves percorreu instalações da Umei Jacy Pacheco, inaugurada ontem no Buraco do Boi, no Barreto. Foto: Divulgação / Luciana Carneiro
Prefeitura inaugura nova Umei no bairro do Barreto

Unidade de Educação Infantil Jacy Pacheco, que fica na comunidade Buraco do Boi, tem capacidade para atender 560 alunos do ensino fundamental

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou ontem a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Jacy Pacheco, na comunidade Buraco do Boi, no Barreto, na Zona Norte da cidade.

É a décima Umei inaugurada pelo programa “Mais Infância”, uma parceria entre o município e o Governo Federal, cujo objetivo é a expansão da educação infantil em Niterói. Até o fim de 2016, a meta é chegar a 20 novas creches.

A Umei Jacy Pacheco, que funcionará em um antigo Ciep e em período integral, tem capacidade para atender 560 alunos, sendo 160 de educação infantil para crianças de dois a seis anos e outros 400 para o ensino fundamental (1º e 2º ciclos). As aulas de educação infantil começam na semana que vem. Já o ensino fundamental somente em 2015.

A creche possui 16 salas de aula, sala de artes, sala de recursos e sala multimeios, além dos laboratórios de Informática e de Ciência. Conta ainda com sala de leitura, auditório, parque, biblioteca, refeitório e duas quadras poliesportivas. O projeto prevê ainda a climatização de todas as dependências e condições de acessibilidade para alunos com necessidades especiais.

O prefeito Rodrigo Neves afirmou que a inauguração da Umei do Barreto reforça o compromisso do governo em cuidar dos que mais precisam.

“Niterói será a primeira cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro com todas crianças na educação infantil. Temos uma visão holística e integrada da nossa cidade e das políticas públicas. A educação é uma ferramenta poderosa para elevar a qualidade de vida e para prevenção à violência. As mães terão a oportunidade de procurar um emprego e as crianças frequentando escola de boa qualidade. Se temos uma escola de educação infantil de qualidade, temos um bom desempenho no ensino fundamental e no médio. O Maruí Grande e a comunidade Buraco do Boi há anos abandonados mereciam esse investimento”, disse.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, afirmou que a história da educação em Niterói está sendo reescrita.WWW“Estamos reescrevendo a história da educação em Niterói. Neste Ciep temos um belo projeto de educação integral, com qualidade, infraestrutura física e pedagógica e recursos humanos adequados”, opinou.

Além de destacar a importância do equipamento para a população, o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, pediu apoio dos pais.

“A presença dos pais diariamente na escola, conversando com os professores e coordenadores vai garantir o aprendizado dos filhos”.

O presidente da Câmara de Niterói, vereador Paulo Bagueira, afirmou que a inauguração da creche é a realização de um sonho.

“Há anos, a principal pauta desta comunidade era essa creche. Hoje, o compromisso está sendo realizado”, disse.

O presidente da Associação dos Moradores do Buraco do Boi, Pedro Almeida, afirmou que a luta pela creche era antiga.

“Tem 15 anos ou mais que vinha lutando pela creche. A escola vai ser o cartão-postal da comunidade. É uma obra de primeira”, disse.

Além da Umei do Buraco do Boi, já foram inauguradas creches nos bairros do Fonseca (Vila Ipiranga e Magnólia Brasil), Caramujo, Maceió, Sapê, Itaipu, Santa Rosa e Jacaré (Piratininga) e também no Centro da cidade.

A universitária Melissa Cândido comemorou a inauguração da escola.

“Estou muito feliz. Agora vou poder deixar minha filha de dois anos em um local seguro para poder estudar”, contou.


O Fluminense


Fonte: http://ofluminense.com.br